quinta-feira, 9 de julho de 2015

GT - Gêneros Textuais

Para compreender o que são os gêneros textuais é interessante (como diz o Gustavo, né pessoal?) ler este texto da professora Vânia Duarte publicado no site Escola Kids:

Gêneros textuais
Os gêneros textuais se definem pelas características das quais os textos se constituem, tais como a linguagem e o conteúdo propriamente dito
Por todos os lugares que passamos, seja em casa, na escola, no trajeto que fazemos de um lugar a outro, no parque de diversões, no shopping, enfim, em muitos outros, deparamo-nos com uma diversidade de textos, não é verdade? No entanto, nem sempre temos a curiosidade de analisá-los, levando em consideração as características que os constituem.
Mas, por meio deste encontro, você vai descobrir a importância de compreender um pouco mais sobre tais textos. Para começar, você deve compreender alguns aspectos importantes, tais como:
Os textos se constituem de características distintas
Os textos se constituem de características distintas
• Em que contexto, ou seja, em que situação foi escrito, produzido, determinado texto?
• Para quem ele foi escrito, isto é, quem serão as pessoas mais interessadas em lê-lo?
• Quem o escreveu?
• Quais as intenções, os objetivos, que levaram o emissor (quem o escreveu) a produzi-lo? 
Muitas serão as intenções de um texto, variados serão os interlocutores (as pessoas para quem é destinado um determinado tipo de texto), e ele poderá ter sido produzido em diversas situações. 
Vamos analisar, portanto, as finalidades: uma reportagem é produzida no sentido de nos deixar informados sobre os acontecimentos da sociedade, do dia a dia; um manual de instruções, uma bula de remédio e uma receita culinária servem para nos orientar acerca de algo; um panfleto e um anúncio publicitário têm o propósito de nos chamar atenção para um determinado assunto, como é o caso das propagandas, dos outdoors, dentre outros exemplos. 
Dessa forma, dependendo dos elementos analisados acima (quem escreve, para quem escreve, em que situação se produz, quais as intenções determinadas pela mensagem), temos o conceito de gêneros textuais. Assim, para que você possa entender melhor sobre essa definição, observe: 
Gêneros textuais são os conceitos que se aplicam aos diversos textos com características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo propriamente dito.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Na aula de hoje (09/07/2015) trabalhamos dois gêneros textuais, o informativo ( O Leão) e a fábula ( O Leão e o Ratinho).

Texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.

O texto informativo sobre o leão é do site smartkids. Veja:

LEÃOLEÃO
Leão
O leão é chamado de ‘rei dos animais’. É um felino carnívoro que solta rugidos altíssimos que podem ser ouvidos até 10 km de distância. Grita assim para proteger o grupo e manter as outras feras bem longe.
Apesar da juba majestosa do macho, é a fêmea que comando o grupo. Também são elas que saem para caçar nas savanas e florestas africanas.
Os leões vivem em grupos familiares, quando nascem os filhotes são amparados pela mãe até completarem três meses de vida. Os machos, ao completarem três anos de vida, são expulsos do grupo onde vivem para que possam formar os seus próprios núcleos familiares.
Você sabia?
Um leão pode comer até 30 quilos de carne de uma só vez.
Os machos são muito dorminhocos, dormem até 20 horas por dia, onde já se viu tamanha preguiça em um animal tão feroz.

Fábula é uma composição literária em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
A fábula "O Leão e o Ratinho", de Esopo, do site Qdivertido:
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. 
Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora. 
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. 
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão. 


Uma boa ação ganha outra.
Trabalhamos as informações contidas no primeiro texto e os ensinamentos morais contidos no segundo texto. Comparamos um texto com o outro. Finalmente atividades de compreensão textual e a ilustração artística da fábula.

Abaixo, mais algumas atividades:



Releitura da fábula "O Leão e o Ratinho", com texto de Edgard José Romanelli e ilustrações de Roberto S. Monteiro. Fonte: slideshare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário