quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Semana Farroupilha 3

SÍMBOLOS RIO-GRANDENSES:

OS SÍMBOLOS DO RIO GRANDE DO SUL ESTÃO DIVIDIDOS EM SÍMBOLOS CÍVICOS E SÍMBOLOS ECOLÓGICOS.

OS SÍMBOLOS CÍVICOS SÃO:

BANDEIRA



BRASÃO


HINO
Como a aurora precursora
do farol da divindade,
foi o Vinte de Setembro
o precursor da liberdade.

Estribilho:
Mostremos valor, constância,
nesta ímpia e injusta guerra,
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda terra.

Mas não basta pra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo,
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo.



OS SÍMBOLOS ECOLÓGICOS DO RIO GRANDE DO SUL SÃO:

ERVA-MATE (árvore símbolo)


QUERO-QUERO (pássaro símbolo)


BRINCO-DE-PRINCESA (flor símbolo)


CAVALO CRIOULO (animal símbolo)


Para saber mais, visite o site Orgulho de Ser Gaúcho.



Atividades:






Dominó



Hino Rio-grandense Ilustrado

Ensaiar e decorar:










quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Semana Farroupilha 2

Ditado:
1)  BOMBACHA
2)  REBENQUE
3)  CHURRASCO
4)  CHIMARRÃO
5)  GUAIACA


LEIA COM ATENÇÃO:



OBSERVE A IMAGEM DO GAÚCHO DEPOIS PINTE O DESENHO DO GAUCHINHO E COMPLETE COM OS NOMES DAS VESTIMENTAS QUE APARECEM NO GAUCHINHO TAMBÉM:











terça-feira, 15 de setembro de 2015

Semana Farroupilha - 1

Hora do Conto:

"MARIETA EM CORAÇÃO DE NAMORADO" - Léia Cassol

Clique na imagem, você irá para o blog Caminhando para o Futuro, lá está o livro.





Na história “Marieta em coração de namorado” da escritora Léia Cassol, aparecem algumas palavras que usamos bastante em nosso estado. Vamos descobrir o que elas significam a partir daquilo que você já sabe, de pesquisas em livros e de conversas com seus pais:

No texto está assim...

Vamos investigar a palavra...

Esta palavra quer dizer...
“Que espera um gaúcho guapo

guapo

“De chapéu, cavalo e espora

espora

“tinha um rancho
bem pequeno”

rancho

“no pé de uma
coxilha

coxilha


“uma guria bem
prendada

guria prendada

“E vive contando
causos

causos

“Eu queria ser
balaio

balaio



Folha de informações sobre a história:
A história que lemos se chama    ___________________________.
Ela foi escrita por        _________________e as ilustrações foram feitas por           _______________________.
A personagem principal da história chama-se       __________________.
Na história aparecem diversos animais, como o tatu, o cavalo crioulo, o beija-flor, o caranguejo, o maçanico e o anu.

Destes animais, quais você já conhecia?       ________________. Desenhe, com capricho, os animais que você conhecia.



Os animais da história:


CAVALO CRIOULO

ANU



BEIJA-FLOR



CARANGUEJO


MAÇANICO

TATU



AS MÚSICAS FOLCLÓRICAS GAÚCHAS CORRESPONDENTES AOS ANIMAIS DA HISTÓRIA:

MAÇANICO



TATU COM VOLTA NO MEIO


CARANGUEJO


ANU



ATIVIDADES:









sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Sílabas Complexas - CR, BR



O CRAVO E A ROSA


1) Copiar no caderno:

O CRAVO E A ROSA (CANTIGA POPULAR)

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
DEBAIXO DE UMA SACADA
O CRAVO SAIU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA

O CRAVO FICOU DOENTE
E A ROSA FOI VISITAR
O CRAVO TEVE UM DESMAIO
E A ROSA PÔS-SE A CHORAR

A ROSA FEZ SERENATA
O CRAVO FOI ESPIAR
E AS FLORES FIZERAM FESTA
PORQUE ELES VÃO SE CASAR





2) Texto interligado:


QUADRILHA

O CRAVO, TODO PROSA,
BRIGOU COM A ROSA.
POR CAUSA DA VIOLETA.

A VIOLETA, VIÚVA TRISTONHA,
FICOU RISONHA,MAS NÃO QUIS
FAZER A ROSA INFELIZ.

O CRAVO,TODO PROSA,
VOLTOU PRA ROSA CHEIO DE LERO.
MAS A ROSA,TÃO FORMOSA.
DISSE:-AGORA EU QUERO,
UMA FLOR MAIS CHEIROSA
E MAIS A FIM DE MIM.
AGORA,EU QUERO O JASMIM
.

Autor: Elias José 

Oralidade:
a) Como se chama a pessoa que escreve poemas?  R: Poeta.
b) Para quem um poema é escrito? R: Para pessoas sensíveis que gostam de poesias.

Um poema é feito com versos, cada linha de um poema é um verso.


1) Quantos versos tem o poema "Quadrilha"? R: Treze versos.
2) Pinte no poema:
    a) de cor-de-rosa - palavras que rimam com "prosa";
    b) de azul - palavras que rimam com "quis";
    c) de amarelo - palavras que rimam com "lero";
    d) de vermelho - palavras que rimam com "mim".

Responda oralmente:
a) Por que o cravo e a rosa brigaram?
b) Por que a violeta não quis namorar o cravo?
c) Qual a vingança da rosa?


Mais atividades:







quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Atividades Variadas 8

MATEMÁTICA

1) ESCREVA OS NÚMEROS CORRESPONDENTES:
CENTO E DEZ - .............
CENTO E DEZESSETE -................
CENTO E VINTE E NOVE - ..............
CENTO E CINQUENTA E SEIS - ............
DUZENTOS - .................
DUZENTOS E QUATORZE - ................
DUZENTOS E VINTE E CINCO - .............

2) ESCREVA POR EXTENSO:

136 - ...............................................................................................................
148 - ...............................................................................................................
197 - ...............................................................................................................
200 - ...............................................................................................................
237 - ...............................................................................................................

3) ESCREVA OS NÚMEROS DO 250 AO 300:

4) ESCREVA OS NÚMEROS VIZINHOS (ANTECESSORES E SUCESSORES):

..............132..........                .............145..........              ...............174...............
..............116.............             .............127...........             ...............191...............


5) RESOLVA AS CONTINHAS:

      46                    72                47                 18                    45
    +32                  +12                10                 12                    32
                                              + 12               +16                 + 20



LETRAMENTO

COPIE O TEXTO:


Brinquedos

Eu fiz de papel dobrado
Um barquinho e naveguei.

Fiz um chapéu de soldado
e soldadinho – marchei.

Fiz avião, fiz estrela
embarquei dentro – voei.

Agora fiz um brinquedo
– o melhor que já brinquei –
guardei num papel dobrado
o primeiro namorado
(o seu nome, eu inventei...)


Elza Beatriz (Livro A menina dos olhos)

1) QUAL O TÍTULO DO POEMA?
2) QUANTOS VERSOS TEM O POEMA?
3) QUAL O NOME DA AUTORA?
4) ESCOLHA A PARTE DO POEMA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU E FAÇA UM DESENHO SOBRE A MESMA.
5) COPIE DO POEMA CINCO PALAVRAS COM A LETRA "R".


PARA GOSTAR DE LER:


   

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Letra R




HORA DO CONTO:






Leitura e compreensão de texto:

         EU JURO QUE VI


EU  VI  UMA  ARARA  VERMELHA
COM  PITANGAS  NAS  ORELHAS.

EU  VI  UMA  COBRA  JARARACA
ENGOLINDO  INTEIRA  UMA  JACA.

EU  VI  UMA  ONÇA  PINTADA
SE  COÇANDO  COM  A  ESPINGARDA.

EU  VI  O  SENHOR  JUVENAL
COMENDO  AÇÚCAR  COM  SAL.

EU  VI  UM  DROMEDÁRIO
FAZENDO  TRICÔ  NO  ARMÁRIO.

EU  VI  NO  MAR  A  BALEIA
DANÇANDO  COM  A  LUA  CHEIA.

EU  VI  UMA  CABRA  BRABA
DIZENDO  ABRACADABRA.

Sérgio Capparelli


1) QUAL O TÍTULO DO POEMA?
2) QUAL O NOME DO AUTOR DO POEMA?
3) COPIE TRÊS PALAVRAS COM A LETRA "R" DO POEMA: ....
4) FAÇA UM DESENHO ILUSTRANDO A PARTE QUE MAIS GOSTOU DO POEMA.



sábado, 5 de setembro de 2015

Semana da Pátria - atividades 4









Problemas:
1) Letícia possuía 18 adesivos e deu 5 para sua priminha. Com quantos adesivos Letícia ficou?
2) Um fazendeiro tinha 25 ovelhas. Vendeu 12. Com quantas ovelhas ele ficou?
3) Kátia tinha 27 pulseiras. Deu 13 para a sua irmã. Com quantas pulseiras Kátia ficou?
4) Fui à padaria e comprei 15 rissoles. Comi 6. Quantos rissoles sobraram?
5) Cássio tinha 18 selos. Deu 6  para seu amigo. Com quantos selos Cássio ficou?
6) Em uma cesta havia duas dúzias de ovos. Mamãe fritou 10 ovos desta cesta no almoço. Quantos ovos sobraram na cesta?
7) No estojo de Nelson havia 16 lápis. Ela deu 7 lápis para seu colega. Quantos lápis sobraram no estojo de Nelson?
8) Em um vaso havia 19 cravos? Tia Maria deu 7 destes cravos para a madrinha. Quantos cravos restaram no vaso?


PARA GOSTAR DE LER:




quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Semana da Pátria - atividades 3

Ditado:
1) PORTUGAL
2) LIBERDADE
3) IMPERADOR
4) INDEPENDÊNCIA
5) INDEPENDÊNCIA OU MORTE!


Hino da Independência:




Atividades de Matemática:

a) ESCREVA OS NÚMEROS DO 100 ATÉ 200:

b) RESOLVA AS CONTINHAS DE SUBTRAÇÃO:

  36          25         44        67        78       87        95     100
- 12         -14        -40       -15       -36      -13       -21     -85



quarta-feira, 2 de setembro de 2015

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Semana da Pátria - atividades 1

1) Pequeno histórico: (ler e compreender)

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro recebeu novas ordens, vindas do rei, de voltar para Portugal imediatamente. É claro que ele não gostou nada dessa história, pois ele queria ficar no Brasil. Ele teve uma decisão muito difícil para tomar: ir e perder o governo do Brasil ou ficar e desobedecer às ordens de Portugal. Nós já sabemos que ele escolheu a segunda opção, e a história oficial conta que, na tarde de 7 de setembro, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro ergueu sua espada e gritou: "Independência ou morte!". Assim, o Brasil não pertencia mais a Portugal e passou a ter suas próprias leis. Dom Pedro foi coroado imperador com o título de Dom Pedro I.

Portugal não aceitou facilmente a independência do Brasil, e muitas lutas ocorreram em vários lugares do país. Somente em 1825 é que o governo português reconheceu nossa independência, mas, para isso, o Brasil teve que pagar a Portugal 2 milhões de libras esterlinas (na época isso era muito dinheiro). Dom Pedro I governou o nosso país de 1822 até 1831, e foi durante seu governo que a primeira Constituição foi promulgada.



2) Oralidade: jogral

CORO FALADO:
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Apresentador:
HOJE É ANIVERSÁRIO DA NOSSA INDEPENDÊNCIA.
VAMOS HOJE FESTEJAR.

TODOS:
PARABÉNS, PÁTRIA QUERIDA!
É O BRASIL NO CORAÇÃO DA NOSSA GENTE.

1º GRUPO:
É O AMOR À TERRA, NOSSA TERRA.
E CHEGA A LIBERDADE!

2º GRUPO:
BRASIL DO 7 DE SETEMBRO,
DAS MARGENS DO IPIRANGA,
DO GRITO DE DOM PEDRO I,
QUE O BRASIL LIBERTOU. 


TODOS:
INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

Apresentador:
ASSIM O BRASIL PASSOU A SER LIVRE.
HOJE CAMINHA RUMO AO PROGRESSO,
GRAÇAS AO TRABALHO DOS SEUS FILHOS.


3) COPIAR NO CADERNO:



4) Texto Interligado:

SALVE, SALVE BRASIL

NO DIA SETE DE SETEMBRO
UM FATO HISTÓRICO ACONTECEU
ÀS MARGENS DO IPIRANGA
UMA NAÇÃO ESTREMECEU
ERA O GRITO DE UM POVO
QUE CLAMAVA COM AMOR
FOI ENTÃO QUE DOM PEDRO
A LIBERDADE PROCLAMOU
DESSE DIA EM DIANTE
O SOL NA PÁTRIA BRILHOU
ABENÇOANDO UMA NAÇÃO
QUE POR SUA TERRA LUTOU
SALVE, SALVE BRASIL
    Karla Valério

ATIVIDADES:
1)  CIRCULE O TÍTULO DO TEXTO.
2) QUAL O ASSUNTO DO POEMA?
__________________________________
3) COPIE, NO CADERNO, A PARTE DO POEMA QUE VOCÊ  MAIS GOSTOU.
4) ESCREVA, NO CADERNO, UMA FRASE PARA O BRASIL CRIADA POR VOCÊ.
5) FAÇA UM DESENHO ILUSTRATIVO PARA O POEMA.
(NO CADERNO OU NO BLOCO DE ARTES)