O PATO MARLEY ENCONTROU O SEU AMIGO JOCA, O SAPO. OS DOIS FORAM PASSEAR NA FLORESTA. ELES CAMINHAVAM E ENCONTRARAM UM LOBO MALVADO. MARLEY E JOCA, ASSUSTADOS, GRITARAM PEDINDO SOCORRO. ALGUÉM OUVIU ELES GRITANDO. UMA RATAZANA GIGANTE APARECEU. O LOBO PEGOU OS DOIS E SAIU CORRENDO, FUGINDO DA RATAZANA. COLOCOU MARLEY E JOCA EM UM LUGAR SEGURO. OS TRÊS FICARAM AMIGOS. O LOBO ERA BOM. Autores: Turma 21
Naquele sábado, enquanto o papai viajava, Soraia foi com a mamãe ao centro da cidade e lá conheceram uma loja chamada Pet Shop.
A Pet Shop era um loja onde vendia-se filhotes de animais de estimação e todo tipo de produtos para gatos, cachorros, aves canoras e peixes ornamentais.
Soraia logo correu para um cercadinho onde havia apenas um cachorrinho filhote, e o bichinho era a coisa mais linda: tinha os olhos castanhos, pelos caramelados, longos e macios. Suas patinhas eram fofas e ele abanava o rabinho curto sem parar, demonstrando amizade e carinho pela Soraia.
Soraia sempre teve um pouco de medo de animais, e por isso pediu que a mamãe o pegasse para que ela pudesse acariciá-lo.
Aos poucos Soraia foi se acostumando com o filhotinho, que parecia ser mansinho, e carregou-o no colo. Ele era tão levinho e fofinho que Soraia não queria mais soltá-lo, pedindo que mamãe o comprasse para levar para casa.
Assim a mamãe concordou e acabou comprando o pequeno filhote de poodle. Agora faltava dar um nome ao bebê, e Soraia foi quem escolheu: o cachorrinho iria chamar-se Dudu.
Chegando em casa, mamãe combinou com Soraia como seriam as regras para criar o animal de estimação: todos deveriam ajudar na alimentação e limpeza das sujeiras que Dudu fizesse pela casa.
Decidiram o lugar onde ficaria o tapetinho higiênico (para o Dudu aprender a fazer xixi e cocô), e também o lugar para ficar os pratos de ração e água.
Soraia foi uma menina tão dedicada que, sempre que o Dudu fazia cocô no seu tapetinho, ela mesma retirava a sujeira com a pazinha e a jogava no vaso sanitário, a fim de não deixar mau cheiro na casa. Soraia também colocava a ração no pratinho duas vezes por dia, e nas outras vezes a mamãe a ajudava.
Dudu era uma cãozinho muito brincalhão, e o medo de cachorro que Soraia sentia antigamente logo transformou-se em amizade. Ele lambia, pedia carinho e pulava muito de alegria sempre que Soraia acordava ou chegava da escola.
Criar um cãozinho de estimação em casa era muito gostoso e divertido, além de ser uma tarefa de muitas responsabilidades. E Soraia estava se saindo muito bem!
Como é bom criar um bichinho em casa, brincando e cuidando dele como um verdadeiro companheirinho! Soraia estava muito feliz com o Dudu, e todos na casa se alegravam com as peripécias desse novo amiguinho!
O dia do soldado é comemorado em 25 de agosto. Esta data foi escolhida emhomenagem a um grande militar brasileiro (Duque de Caxias), que nasceu no mesmo dia, no ano de 1803, na Vila de Porto Estrela, Rio de Janeiro, hoje mais conhecida como Duque de Caxias.
Luis Alves de Lima e Silva era o seu nome verdadeiro e, como patrono do Exército do Brasil, lutou muito pelo nosso país, para defender nossos direitos, fazendo grandes conquistas.
Duque de Caxias
Ainda muito pequeno, por volta dos 5 anos de idade, foi aceito como cadete, aos 15 anos fazia parte da Academia Real Militar. Aos poucos foi subindo na carreira militar, chegando ao posto máximo da hierarquia militar, como marechal.
O soldado é uma titulação militar. Quando um homem decide servir ao exército sua carreira se inicia neste posto. À medida que fica mais velho, mais experiente e atinge novas conquistas, seu posto vai subindo.
Desfile Militar
Existem várias escalas de soldados, porém os mais conhecidos são os do exército:infantaria – onde os soldados podem lutar em qualquer lugar, com diferentes armas, transportes, tentando conquistar e manter um território; cavalaria – onde os combates aconteciam com os soldados montados a cavalo, indo na frente da tropa, tentando descobrir informações sobre o inimigo, que hoje foram substituídos por transportes blindados; e artilharia - que fazem uso das armas de fogo, com lançamento de bombas e outros projéteis.
Soldados da Artilharia e da Cavalaria
Existem ainda os soldados da marinha e os da aeronáutica, completando assim as forças armadas do nosso país.Os soldados do corpo de bombeiros também são importantes, pois são especialistas em salvar vidas. Atendem pessoas em diversas situações de dificuldade, como em acidentes de trânsito, acidentes domésticos, socorrem crianças e animais, reviram escombros à procura de pessoas, apagam incêndios e exercem várias outras funções importantes para a população civil.
Algumas pessoas costumam passar trotes nessas instituições, prejudicando aqueles que estão precisando de ajuda, muitas vezes em perigo, correndo o risco de perder a vida.Isso não é correto, pois prejudica o trabalho desses profissionais tão sérios.
Os soldados devem ser respeitados e bem tratados pela população, pois são eles que fazem a guarda do nosso território, protegendo nossas terras, nossos ares e nossos mares.
Conforme decisão democrática tomada em assembléia ocorrida às 15h30min, na Escola Estadual de Ensino Médio Capão Novo, os professores e funcionários da escola decidiram acompanhar as orientações do CPERS e do movimento unificado dos servidores públicos do estado do Rio Grande do Sul, entrando em greve por três dias (19, 20 e 21 de agosto). "A Coordenação do Movimento Unificado dos Servidores defende a GREVE UNIFICADA POR TRÊS DIAS no período de 19, 20 e 21 de agosto. Se o governo não retirar os projetos que atacam os serviços e os servidores e não pagar nossos salários na sua integralidade, vamos retomar a greve por mais quatro dias." Segunda-feira, dia 24 de agosto, trabalharemos em horário normal, das 13h15min às 17h15min. Contamos com a compreensão dos pais, familiares, enfim, de toda a comunidade. Como bem traduziu uma professora manifestante no dia de hoje, em Porto Alegre: "Trabalhamos com amor, não por amor." Todo o trabalhador deve cumprir os seus deveres e todo o empregador também, pagando os salários dos seus servidores na forma legal. Cumprimos nossos deveres, defendemos os nossos direitos. Obrigada pela atenção e pela compreensão. profª. Regina
O folclore é comemorado no dia 22 de
agosto. É uma tradição cultural de um povo, onde costumes, lendas, crenças e
festas populares são transmitidos de geração em geração.
A palavra folclore é composta por
duas outras palavras, significando o conhecimento de um povo. Sua origem é
inglesa – folk (povo) e lore (conhecimento).
Várias coisas podem ser de origem
folclórica, como músicas, histórias e personagens, brincadeiras, remédios
caseiros, adivinhações, comidas típicas, trajes, simpatias, artes, dentre
outras.
Arroz com Pequi - fruto do cerrado
Cada região tem suas características
próprias, o seu jeito de ser e de viver, que determina como é esse povo, seus
gostos e aquilo que consideram importante.
Os remédios caseiros são uma forma
muito interessante de preservar a cultura de um povo. Receitas são preservadas
sem serem escritas, mas postas em prática no cotidiano das pessoas. São
receitas de chás, garrafadas, xaropes, remédio para sinusite, diarréia,
verrugas, dor de cabeça, etc.
Como danças podemos destacar algumas
que são mais conhecidas popularmente, como festas de quadrilha, catira,
carimbó, bumba-meu-boi e maculelê.
Das brincadeiras infantis temos a
amarelinha, as cinco Marias, barra manteiga, cabra cega, passa anel, carniça,
pau-de-sebo, além de várias outras. As adivinhações também são brincadeiras
folclóricas e são muito interessantes tanto para crianças como para os adultos.
Quem nunca brincou de o que é, o que é?
Nas histórias destacamos os
personagens como Saci-Pererê, Negrinho do Pastoreio, Iara (mãe d’água),
Mula-sem-Cabeça, Lobisomem, Curupira e Boi-Tatá. Porém, existe uma infinidade
deles, variando de acordo com cada região.
Das comidas típicas, essas também
aparecem conforme a região. No norte podemos destacar o peixe assado e o pato
ao tucupi, do nordeste o acarajé e a carne de sol, do centro oeste a galinhada
e o arroz com pequi, do sudeste a feijoada e o tutu do feijão e do sul o pinhão
assado e o churrasco.
O folclore tem características muito
engraçadas e as simpatias é uma delas. Dizem que quando uma visita não vai
embora de nossa casa é só colocar uma vassoura atrás da porta, que logo a mesma
resolve partir.