quinta-feira, 16 de julho de 2015

Singular e Plural

Os substantivos (palavras que dão nomes a pessoas, coisas, emoções) podem sofre flexões de gênero, número e grau.

Sofrem flexão de gênero: masculino e feminino. Exemplo: menino (masculino), menina (feminino).

Sofrem flexão de grau: diminutivo, normal, aumentativo. Exemplo: menininho (diminutivo), menino (normal), meninão (aumentativo).

Sofrem flexão de número: singular e plural. Exemplo: menino; meninos.


SINGULAR E PLURAL

DIZEMOS QUE UMA PALAVRA ESTÁ NO SINGULAR QUANDO A MESMA FAZ REFERÊNCIA A APENAS UMA COISA. 
EXEMPLO: O CAVALO




QUANDO TEMOS DUAS OU MAIS COISAS, USAMOS AS PALAVRAS NO PLURAL.
EXEMPLO: OS CAVALOS



PARA FORMARMOS O PLURAL DAS PALAVRAS É COMUM ACRESCENTARMOS O "S":

CASA - CASAS
BOLA - BOLAS
CAFÉ - CAFÉS
PIRULITO - PIRULITOS
BALA - BALAS
PÉ - PÉS
CAMISA - CAMISAS
BLUSA - BLUSAS
BORRACHA - BORRACHAS

EXISTEM PALAVRAS QUE FORMAM O PLURAL DE UMA FORMA DIFERENTE:
FLOR - FLORES
AVIÃO - AVIÕES
BALÃO - BALÕES
ANZOL - ANZÓIS
LENÇOL - LENÇÓIS
COLHER - COLHERES


Atividades:







quarta-feira, 15 de julho de 2015

"Um Gato no Telhado"


UM 
GATO 
NO
TELHADO
FAZ 
BARULHO
DOIS
GATOS
NO
TELHADO
FAZEM
EMBRULHO

Almir Correia


1) LEIA E REPITA EM VOZ ALTA: 
TELHADO                     EMBRULHO                   BARULHO

2) LEIA, COPIE, SEPARE AS SÍLABAS E ESCREVA NA LETRA CURSIVA AS PALAVRAS:

VELHO
COELHO
MILHO
TELHADO


Texto intercalado:


A HISTÓRIA ENGATADA


ERA UMA VEZ
UM GATO,
DOIS GATOS...
QUE VIRARAM TRÊS!

UM GATO ERA ASSIM:
BONITO E LISTRADO,
AS LISTRAS DEITADAS
DO FOCINHO PRO RABO.

O OUTRO ERA GATA,
LISTRADA ASSIM:
DE BAIXO PRA CIMA.
SEU NOME ERA MINA.

O GATO E A GATA
SE VIRAM E MIARAM,
SUBIRAM NAS CASAS,
MIANDO E... GOSTARAM.

CASARAM DE NOITE,
COMO OS GATOS SE CASAM.

E NASCEU UM GATINHO
DOS GATOS LISTRADOS.

AS LISTRAS DEITADAS
E AS LISTRAS PRA CIMA
FORMARAM UM GATINHO,
O NÚMERO TRÊS:

QUE GATO ENGRAÇADO,
É UM GATO XADREZ!

Sylvia Orthof. A história engatada. Rio de Janeiro: Rio Gráfica, 1986.

1) A história lida é contada num poema. Cada linha de um poema é chamada de verso.

    Copie os dois versos que estão faltando nesta estrofe:

    O GATO E A GATA
    SE VIRAM E MIARAM
    ________________________
    ________________________

2) Pinte nesses versos as palavras que rimam.

3) Conte os versos e as estrofes desse poema. Complete:
    O poema tem:
    ________ versos;
    ________ estrofes.

4) Desenhe no gato:
    
    AS LISTRADAS DEITADAS
    DO FOCINHO PRO RABO.


5) Desenhe na gata:

    LISTRADA ASSIM:
    DE BAIXO PRA CIMA.


6) Desenhe como você acha que ficou o gatinho que nasceu dos gatos listrados.










terça-feira, 14 de julho de 2015

Produção de Texto - Colheita de Milho

Letra H

Produção de Texto:


  1-   Colar a gravura no quadro branco; (a menina colhendo milhos)
  2-   pedir aos alunos que deem sugestões de nomes para a menina;
  3-   dentre os nomes sugeridos, fazer a votação para escolher o nome;
  4-   dar um título para o texto;
  5-   com a ajuda do grupo, criar um texto narrativo (início, meio e fim);
  6-   escrever no quadro;
  7-   pedir que os alunos copiem nos cadernos.


Distribuir e ler com os alunos o texto intercalado:


   COMO FAZER PIPOCAS

NENHUM DE VOCÊS, MENINOS,
ALGUM DIA PÔDE VER
COMO SE FAZEM PIPOCAS?
POIS, ENTÃO, EU VOU DIZER:

PEGA-SE O MILHO BRANQUINHO,
NA PANELA SE COLOCA,
POR SOBRE O ÓLEO FERVENTE.
(É ASSIM QUE SE FAZ PIPOCA.)

QUANDO O MILHO ESTÁ LÁ DENTRO,
DEVE A PANELA FICAR
BEM FECHADA, POIS, SENÃO,
TODO O MILHO VAI SALTAR.



DAÍ A POUCO, ESCUTAMOS,
NA TAMPA, FORTES BATIDAS:
SÃO AS PIPOCAS QUE PULAM
PRONTAS PRA SEREM COMIDAS.

TIRADAS DA CAÇAROLA,
SAL NÓS VAMOS POLVILHAR,
E, DEPOIS - ÚLTIMA ETAPA -
SÓ PRECISAMOS PROVAR.

ENTRETANTO, SE QUISEREM
COMER PIPOCAS DE UM MODO
MAIS CÔMODO, MAIS LIGEIRO,
É FÁCIL: CHEGUEM À CALÇADA
E...CHAMEM O PIPOQUEIRO.

(Maria de Lourdes Figueiredo)


Atividades:
  1) Circular no texto as palavras que tem a letra “H”.(palavras repetidas copia uma só vez)
  2) Copiar as palavras com letra “H” no caderno.
  3) Separar as sílabas das palavras copiadas.






sexta-feira, 10 de julho de 2015

Linguagem - Compreensão de texto

LER E COPIAR:

LEÃO

LÁ NA JAULA DO LEÃO
NINGUÉM PODE PÔR A MÃO.
TIRA A MÃO!
O LEÃO É BICHO BRAVO.
FECHA A BOCA SEU LEÃO

NA LAGOA DO JACARÉ,
NINGUÉM PODE PÔR O PÉ.
TIRA O PÉ!
JACARÉ É BICHO BRAVO.
FECHA A BOCA SUE JACARÉ.


1) QUAL O TÍTULO DO POEMA?
2) QUANTAS ESTROFES TEM?
3) QUANTOS VERSOS TEM?
4) QUAL PALAVRA RIMA COM LEÃO?
5) QUAL PALAVRA RIMA COM JACARÉ?
6) QUAIS OS ANIMAIS QUE APARECEM NO POEMA?
7) ESTES ANIMAIS SÃO MANSOS? COMO ELES SÃO?
8) FAÇA UM DESENHO BACANA PARA ILUSTRAR O POEMA.
9) SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS: JAULA, BICHO, JACARÉ
10) ESCREVA TRÊS PALAVRAS QUE INICIEM COM A MESMA SÍLABA QUE INICIA A PALAVRA JACARÉ.
11) ESCREVA TRÊS PALAVRAS QUE TERMINEM COM A SÍLABA "LA".
12) TREINE A CURSIVA:








Revisão de matemática

1) ESCREVA OS NÚMEROS DE 1 ATÉ 100.

2) ESCREVA O NÚMERO QUE VEM ANTES (ANTECESSOR) E O QUE VEM DEPOIS (SUCESSOR):
....... 2........           ....... 18 .......     ........76.........     .........39........
.......32.......           ........ 22.......     .........54.........    ......... 56.......
.......14.......           ........ 35........    .........81........     ..........90.......

3) UMA DÚZIA SÃO .........
    MEIA DÚZIA SÃO ........
    UMA DEZENA SÃO .......
    MEIA DEZENA SÃO........

4) DESENHE DUAS DEZENAS DE BOMBONS:


5) RESOLVA AS ADIÇÕES (+):
      
       4         10         23       56
       3         12         31       14
   +  2       +11      +18      +13



6) RESOLVA AS SUBTRAÇÕES (-):
   
     7        10        8      20      38
  -_5       - 5      - 5     -15     -26


7) ESCREVA OS NÚMEROS POR EXTENSO COMO NO MODELO:
     5 - CINCO
     16 - ....................................
     22 - ....................................
     27 - ....................................
     36 - ....................................
     49 - ....................................
     58 - ....................................
     72 - ....................................
     80 - .....................................


8) SÓLIDOS GEOMÉTRICOS:



9) HORAS NO RELÓGIO ANALÓGICO:

10) LIGA PONTOS:




11) DEZENAS E UNIDADES:




VAMOS CONTAR ATÉ 100: (VÍDEO)





quinta-feira, 9 de julho de 2015

GT - Gêneros Textuais

Para compreender o que são os gêneros textuais é interessante (como diz o Gustavo, né pessoal?) ler este texto da professora Vânia Duarte publicado no site Escola Kids:

Gêneros textuais
Os gêneros textuais se definem pelas características das quais os textos se constituem, tais como a linguagem e o conteúdo propriamente dito
Por todos os lugares que passamos, seja em casa, na escola, no trajeto que fazemos de um lugar a outro, no parque de diversões, no shopping, enfim, em muitos outros, deparamo-nos com uma diversidade de textos, não é verdade? No entanto, nem sempre temos a curiosidade de analisá-los, levando em consideração as características que os constituem.
Mas, por meio deste encontro, você vai descobrir a importância de compreender um pouco mais sobre tais textos. Para começar, você deve compreender alguns aspectos importantes, tais como:
Os textos se constituem de características distintas
Os textos se constituem de características distintas
• Em que contexto, ou seja, em que situação foi escrito, produzido, determinado texto?
• Para quem ele foi escrito, isto é, quem serão as pessoas mais interessadas em lê-lo?
• Quem o escreveu?
• Quais as intenções, os objetivos, que levaram o emissor (quem o escreveu) a produzi-lo? 
Muitas serão as intenções de um texto, variados serão os interlocutores (as pessoas para quem é destinado um determinado tipo de texto), e ele poderá ter sido produzido em diversas situações. 
Vamos analisar, portanto, as finalidades: uma reportagem é produzida no sentido de nos deixar informados sobre os acontecimentos da sociedade, do dia a dia; um manual de instruções, uma bula de remédio e uma receita culinária servem para nos orientar acerca de algo; um panfleto e um anúncio publicitário têm o propósito de nos chamar atenção para um determinado assunto, como é o caso das propagandas, dos outdoors, dentre outros exemplos. 
Dessa forma, dependendo dos elementos analisados acima (quem escreve, para quem escreve, em que situação se produz, quais as intenções determinadas pela mensagem), temos o conceito de gêneros textuais. Assim, para que você possa entender melhor sobre essa definição, observe: 
Gêneros textuais são os conceitos que se aplicam aos diversos textos com características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo propriamente dito.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Na aula de hoje (09/07/2015) trabalhamos dois gêneros textuais, o informativo ( O Leão) e a fábula ( O Leão e o Ratinho).

Texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.

O texto informativo sobre o leão é do site smartkids. Veja:

LEÃOLEÃO
Leão
O leão é chamado de ‘rei dos animais’. É um felino carnívoro que solta rugidos altíssimos que podem ser ouvidos até 10 km de distância. Grita assim para proteger o grupo e manter as outras feras bem longe.
Apesar da juba majestosa do macho, é a fêmea que comando o grupo. Também são elas que saem para caçar nas savanas e florestas africanas.
Os leões vivem em grupos familiares, quando nascem os filhotes são amparados pela mãe até completarem três meses de vida. Os machos, ao completarem três anos de vida, são expulsos do grupo onde vivem para que possam formar os seus próprios núcleos familiares.
Você sabia?
Um leão pode comer até 30 quilos de carne de uma só vez.
Os machos são muito dorminhocos, dormem até 20 horas por dia, onde já se viu tamanha preguiça em um animal tão feroz.

Fábula é uma composição literária em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
A fábula "O Leão e o Ratinho", de Esopo, do site Qdivertido:
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. 
Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora. 
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. 
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão. 


Uma boa ação ganha outra.
Trabalhamos as informações contidas no primeiro texto e os ensinamentos morais contidos no segundo texto. Comparamos um texto com o outro. Finalmente atividades de compreensão textual e a ilustração artística da fábula.

Abaixo, mais algumas atividades:



Releitura da fábula "O Leão e o Ratinho", com texto de Edgard José Romanelli e ilustrações de Roberto S. Monteiro. Fonte: slideshare.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

NH - continuação

DITADO:

1) CAMINHO
2) BANHO
3) AMANHÃ
4) PINHÃO
5) LENINHA COME PINHÃO QUENTINHO.


SEPARANDO AS SÍLABAS DAS PALAVRAS DO DITADO:

CA-MI-NHO (3)
BA-NHO (2)
A-MA-NHÃ (3)
PI-NHÃO (2)


LER E COPIAR:

LENINHA PEGOU O OVINHO
PERTINHO DE UM PINHEIRO
SUA MÃE DISSE BAIXINHO:
- É OVO DE PASSARINHO.
LEVE-O DE NOVO AO NINHO.


HORA DO CONTO:

Sugestão da aluna Mirella: "Férias na Floresta", de Léia cassol e Vítor Siegle, ilustrações de Marília Pirillo. História que narra a aventura da minhoca Miroca para encontrar a sua prima Gertrudes na floresta Amazônica. Clique na imagem do livro para ler esta história bacana.






terça-feira, 7 de julho de 2015

Sílabas complexas : NHA - NHE - NHI - NHO - NHU - NHÃO


Música: (do vídeo a seguir)
A MINHOCA
QUEM DIRIA
FAZ A TERRA RESPIRAR
JARDIM QUE NÃO TEM MINHOCA
PODE TER FALTA DE AR.






Produção de texto:



1) Escolher um nome para a minhoca (voto democrático);
2) Dar um título para a história;
3) Em grupo criar um texto narrativo (início, meio e fim);
4) Colocar o texto no quadro;
5) Corrigir o texto;
6) Copiar o texto no caderno.

" A MINHOCA LILI"

         ERA UMA VEZ UMA MINHOCA CHAMADA LILI QUE FOI FAZER O JARDIM RESPIRAR MELHOR.
         ELA ENCONTROU FLORES MORRENDO. FALTAVA AR NA TERRA.
         LILI VOLTOU PARA O MINHOCÁRIO E TROUXE SUAS AMIGAS MINHOCAS PARA AREJAR O JARDIM.
         ELAS CAVARAM TÚNEIS, A TERRA FICOU AREJADA E AS FLORES FICARAM LINDAS.

                                                                       Autores: Turma 21


sexta-feira, 3 de julho de 2015

Letra M - continuação

A) DITADO:
1) MINHOCA
2) MORCEGO
3) UMBIGO
4) EMPADA
5) LIMPO
6) MORANGO
7) MARIANA MOLHOU A MÃO NO MAR.

B) SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS:
MARMITA
CAMINHÃO
MAMÃO
MAMADEIRA

C) LER E COPIAR:

"MORANGO, AMEIXA E UVA.
LARANJA MADURA, ABACATE E MELÃO.
LIMÃO, KIWI, PERA DURA.
BANANA-NANICA, MAÇÃ E MAMÃO."

D) CRIE UMA FRASE EM QUE APAREÇAM AS PALAVRAS "MORANGO" E "PRATO":


E) OBSERVE AS FRUTAS. PINTE, RECORTE, COLE NO CADERNO E ESCREVA O NOME DE CADA UMA.

F) TEXTO INTERCALADO: